Fala acadêmicos! Prontos para mais um treino?
Muitas vezes é necessário realizar uma busca de uma informação em mais de uma fonte de informação, nesse exemplo em mais de uma tabela. S
Sabemos que a função PROCV é capaz de realizar essa busca apenas em uma matriz tabela, hoje veremos como utilizar em múltiplas matrizes.
O uso da função INDIRETO em junção com a função PROCV irá realizar essa busca.
Na primeira tabela os vendedores, produtos e desejamos saber o valor que ele realizou. Nossa base de dados está dividida em três tabelas.

Primeiro passo: Nomear as tabelas – Intervalos nomeados
Passo 1: Selecione a tabela, na caixa de nomes digite o nome desejado. Nossa primeira tabela chamará PRODUTO_A

Passo 2: Selecione a segunda tabela, na caixa de nomes digite o nome desejado. Nossa primeira tabela chamará PRODUTO_B

Repita o mesmo processo para a terceira tabela😉
Usando as funções PROCV+INDIRETO

Fórmula: =PROCV(B7;INDIRETO(C7);2;0)
Confirme pressionando a tecla Enter e arraste a fórmula para baixo.

Entendendo as funções:
A função PROCV faz a procura na vertical, sua sintaxe é
=PROCV(valor_procurado;matriz_tabela;número_índice_coluna)
Valor procurado: é o valor a ser localizado na primeira coluna da matriz de dados, o que deseja saber em sua tabela. Em nosso exemplo o valor procurado é o nome da Esther, que está referenciado na célula B7.
Matriz tabela: é a tabela onde estarão dispostos os dados. Ao selecionar a matriz tabela, atente para o intervalo, pois deve ser a partir do seu valor procurado. Em nosso exemplo iremos usamos a função INDIRETO, buscando a célula ao lado, que contêm o mesmo nome das tabelas que foram nomeadas.
Número índice coluna: é o número da coluna que está o resultado que a função deverá retornar. O índice inicia-se em 1, sendo a primeira coluna da matriz tabela, ou seja do seu intervalo selecionado. Em nosso exemplo seria o nome: coluna 2, onde está os valores de vendas.
Procurar intervalo: é o modo que a função irá retornar os dados. É um valor lógico (Verdadeiro ou falso), que indicará se a função retornará o valor exato ou o aproximado. Utilize 0 (zero) para a procura exata do valor ou 1 (um) para pesquisa aproximada. Em nosso exemplo desejamos a correspondência exata, queremos que procure exatamente o nome do vendedor. Iremos utilizar o número 0.
E aí, o que achou do treino de hoje? Comente abaixo:
Opa,
o que você achou dessa aula? Conta pra mim 👇