Validação de dados dinâmica - Academia Excel

Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar
Validação de dados dinâmica

Treinos Avançados

Validação de dados dinâmica

Vini Alexandre
Escrito por Vini Alexandre em maio 4, 2020
15 min de leitura
Junte-se a mais de X pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Olá Acadêmicos queridos, tudo bem? Vini da #AExcel para mais uma dica avançada de Excel para vocês.

Hoje o papo é Validação de Dados. Muitas pessoas ao escutarem/lerem esse termo pensam: “ok, próxima dica, já sei tudo sobre isso”.

Será mesmo? 🤔

Se você é uma dessas pessoas, te convido a ler esse artigo até o final por que você pode ser surpreendido 👇

Não é a toa que dizemos que é impossível saber tudo sobre Excel. Tenho certeza de que muitas dicas banais para alguns é totalmente desconhecida por você. Então, querido acadêmico, pode ser que você não saiba fazer uma validação de dados dinâmica!

E se você se quer sabe o que é a validação de dados, não se assuste, por que nesse artigo você também será surpreendido (mais ainda, talvez).

Afinal, o que eu quero dizer com validação de dados dinâmica?

Ah, antes de eu falar sobre isso, quero primeiro colocar todos vocês no mesmo nível aqui em relação a validação de dados, ok? Aqui abaixo vou primeiro ensinar a validação de dados comum que a maioria conhece. Se você já sabe, sinta-se livre para pular para a parte #avançada (clique aqui)

TUTORIAL PARA VOCÊ QUE NÃO SABE FAZER UMA VALIDAÇÃO DE DADOS

A Validação de dados faz exatamente isso, VALIDA! Ou seja, ela testa se o que está sendo informado na célula é o que você deseja. Por ex: números inteiros, somente texto, somente número, somente funcionários cadastrados, etc.

Siga o passo a passo:

1 – Selecione uma célula qualquer

2 – Vá no menu DADOS – VALIDAÇÃO DE DADOS

3 – Na janela que abrir, no campo PERMITIR observe que está selecionado QUALQUER VALOR. Isto significa que nesta célula selecionada você pode digitar qualquer tipo de informação

4 – Altere de QUALQUER VALOR para NÚMERO INTEIRO

5 – Nos campos mínimo e máximo insira 1 e 10 respectivamente.

6 – Após dar OK, tente digitar um valor que não está entre 1 e 10. Observe que ele não permitirá.

Você pode colocar qualquer tipo de validação. A mais utilizada é o tipo LISTA que você pode permitir, por exemplo, que seja digitado somente o código dos produtos cadastrados em uma lista.

VALIDAÇÃO DE DADOS DINÂMICA

Um grande “problema” da validação de dados é que, no caso de utilizar uma lista, ao acrescentar mais dados nela a validação fica desatualizada.

Ex: Desejo que na célula A1 seja informado apenas um dos valores que estão cadastrados na lista da Tabela1. Nesta tabela estão listados 5 nomes de vendedores que aparecerão na lista suspensa da validação. Acontece que um novo vendedor foi contratado e cadastrado nessa lista.

99% das pessoas retornam na validação e expandem a seleção da validação de dados. Mas agora imagine se todo dia entra vendedor novo? Você precisaria toda vez atualizar, certo?

Certo, até aqui! Agora você vai aprender o jeito #avançado de resolver.

Se você deseja adquirir a planilha Controle de Funcionários completa, clique aqui!

Caso não queira investir na planilha do vídeo, você pode baixar uma simplificada apenas para seguir o passo a passo.

Infográficos

Acompanhamento – Validação de dados dinâmica

1 – A primeira coisa que precisamos fazer é dar um nome à lista de funcionários. Para isso, na guia Planilha1 selecione o intervalo dos códigos:

2 – Abra o Gerenciador de Nomes indo até o menu Fórmulas > Gerenciador de Nomes (ou, pressione a tecla CTRL + F3 no seu teclado)

A seguinte janela se abrirá:

3 – Clique em NOVO. Verifique se no campo de seleção apareceu =Tabela1[ID] e renomeie em Nome para Funcionários (pode ser qualquer nome, mas recomendo que seja um nome intuitivo e que seja fácil lembrar depois)

Obs: Só está aparecendo =Tabela1[ID] pois a lista selecionada refere-se a uma coluna de uma Tabela. Para fazer isso, você precisa saber sobre Formatação Como Tabela no Excel

4 – Dê OK, feche a janela de nomear intervalos e agora vamos para a validação de dados 😉

5 – Na guia Planilha2 selecione a primeira célula do ID da tabela, vá até o menu DADOS > VALIDAÇÃO DE DADOS:

6 – Na validação de dados, limpe toda a caixa de seleção (=Planilha1!$B$4:$B$14) para =Funcionários

7 – Marque a caixa Aplicar alterações a todas as células com as mesmas configurações e dê OK.

8 – Pronto! Experimente acrescentar um novo funcionário na Planilha1 e volte para a Planilha2. Veja que na validação de dados já aparece o item que você cadastrou recentemente 😎

Essa dica é realmente de arrasar, né?

Agora vamos fazer um compromisso? Se você chegou até aqui tenho certeza de que você conseguiu seguir o passo a passo e tá surpreso com o que aprendeu. Estou certo? Então deixa seu comentário a respeito, vou ter o enorme prazer em responder todos.

Ah, se você não conseguiu, deixa seu comentário também que vou te ajudar nisso 😉

Abraços do Vini!

Opa,

o que você achou dessa aula? Conta pra mim 👇

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

×
Escolha um atendente disponível 👇
×