[Excel financeiro] PAYBACK - O que é e como calcular no Excel - Academia Excel

Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar
[Excel financeiro] PAYBACK - O que é e como calcular no Excel

Outros

[Excel financeiro] PAYBACK - O que é e como calcular no Excel

Academia Excel
Escrito por Academia Excel em outubro 23, 2020
Junte-se a mais de X pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Fala galera, bora treinar?

Nosso treino de hoje é sobre funções financeiras!

Vamos aprender a calcular um payback em um fluxo de investimentos. A alguns dias ensinamos a criar um VPL no Excel, se você ainda não assistiu, clique aqui

Curtindo nosso conteúdo? Que tal se aperfeiçoar fazendo parte de nosso time de alunos?💚 Saiba mais clicando nesse link

VPL é o valor presente líquido de um fluxo de investimentos. Em nossa tabela fizemos o investimento de R$ 15.000,00 para compra de um carro que me rendeu com as entregas R$ 3.500,00 por mês.

O VPL que é o fluxo de investimento, pode ser simples ou descontado. Em nosso exemplo fizemos descontado. O simples usaríamos os números da coluna fluxo. O descontado calcula que eu teria investido 4% desse dinheiro em outro lugar e desconta conforme o tempo vai passando quanto o dinheiro vale hoje, pois receberei ele somente daqui a 5 anos.

CLIQUE AQUI PARA FAZER O DOWNLOAD DA PLANILHA

Hoje por exemplo meus 3.500,00 valerá daqui a 5 anos 2.876,74. Essa variação foi calculada no vídeo VPL, como descontar o dinheiro ao longo do tempo. O conceito é bem simples a variação calcula o valor que terá no final dos 5 anos e o fluxo atual quanto estará sua dívida, até que no ano 5 teria o lucro de 581,38.

Sendo assim no VPL se no final dos 5 anos o lucro for positivo, ele é considero um projeto viável, se negativo será inviável, significa que estará dando prejuízo esta operação.

Dentro do payback isso não vem ao caso, somente se o projeto for viável é que será calculado quanto tempo vou levar para recuperar os 15.000,00. Então o que o payback significa?

Significa quanto tempo eu levarei para recuperar os 15.000,00 investidos hoje. Como calcular?

Após ter calculado o VPL temos o fluxo atual de caixa. Para saber quanto tempo levei, percebemos que foram mais que 5 anos, pois encerrado o quinto ano eu ainda estava devendo. Em algum momento entre o quarto e quinto ano foi quando recuperei o investimento.

Calculando o payback

Passo 1: Referencio o meu último fluxo negativo, que no caso seria o -2.295,37 (E9).

Passo 2: Transformo esse valor em positivo, clicando em minha barra de fórmulas e multiplicando por -1. Coloque esses valores entre parênteses.

Passo 3: Divido esse valor pela variação do meu próximo ano (D10). O resultado foi 0,80. Esse não é meu valor do payback, o valor é o 0,8 mais o quarto ano que eu estava. Some com o número 4.

Fórmula: =(E9*-1)/D10+B9

Se você cursa gestão financeira ou precisa saber em quanto tempo recuperará um investimento, utilize o payback. Essa é a fórmula do Excel que te retornará exatamente a quantidade de tempo necessária para recuperar seu investimento.

E aí, o que achou do treino de hoje? Comente abaixo:

Veja mais treinos sobre FUNÇÕES FINANCEIRAS

Opa,

o que você achou dessa aula? Conta pra mim 👇

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2 Replies to “[Excel financeiro] PAYBACK – O que é e como calcular no Excel”

Rick

Me envias por gentileza a planilha

Academia Excel

Fala Rick, planilha enviada =)
abraços

×
Escolha um atendente disponível 👇
×