Definitivamente, hoje, o Excel domina o mundo dos softwares.
O Excel está beirando o número de 1 bilhão de usuários!
Isso é quase cinco vezes a população do Brasil, um dos maiores países do mundo.
Eu não sei se você usa o Excel, e se usa, não sei como você faz isso. O fato é que mesmo que você diga “eu só digito um monte de coisa nesse negócio”…
O que você realmente faz é registrar informações pra que elas possam ser analisadas e utilizadas como base para a tomada de decisões.
Desde a mais simples decisão como comprar ou não comprar aquele sapato, até a decisão de comprar ou não de um concorrente top player do mercado…
A análise de dados é a única maneira de você ter certeza que tomou a decisão certa.
Afinal, ao analisar a sua planilha de despesas pessoais, você saberá se você tem os R$ 100,00 pra nova coleção da Gisele Bundchen no seu orçamento.
Ou se já não gastou o seu querido dinheirinho naquela sessão de cinema semana passada!
Não que eu queira me desfazer da sua importante decisão de manter o orçamento equilibrado, mas, no mundo dos negócios, a análise de dados é ainda mais importante.
Nove em cada dez especialistas em negócios afirmam que o futuro dos negócios é o aclamado Business Intelligence.
Business Intelligence, em português, inteligência de negócios é um sistema capaz de analisar uma grande quantidade de dados e gerar inteligência.
E segundo especialistas, o Business Intelligence vai determinar quais empresas dominarão os mercados em um futuro próximo. Isso não é pouca coisa!
E é nesse contexto que fica a pergunta pairando no ar. Até quando o Excel dominará o mundo da inteligência e dos dados?
Ninguém pode responder essa pergunta com absoluta certeza, mas o fato é que pela maneira que as coisas estão se desenhando, o futuro parece ser ainda mais brilhante para o nosso querido e maravilhoso Excel, vou te explicar a razão…
Nos últimos 20 anos a internet se popularizou de maneira extraordinária, e derrubou drasticamente a necessidade das pessoas de fazer ligações via chamadas telefônicas no mundo todo.
Aplicativos como Skype e Whatsapp praticamente enterraram o hábito de efetuamos uma ligação para outra pessoa pelas vias, digamos, tradicionais.
E essa onda não conseguiu quebrar as operadoras telefônicas porque?
Porque as companhias quem passou a distribuir a internet foram justamente as companhias telefônicas.
E qual a razão para nenhum outro player conseguir fazer o mesmo?
Essas companhias já tinham o conhecimento na área da comunicação, os clientes, o capital! Não só financeiro, mas um capital ainda mais importante, os cabos!
Os mesmos cabos que transmitiam ligações passaram a transmitir a internet, depois disso o 3G, 4G e 5G foram desvendados e trazidos ao mundo por elas.
E aí vai a pergunta de ouro…
Qual é o botão mais usado em qualquer programa de gestão de empresas ou Business Intelligence?
Rufem os tambores…
O botão de exportar para o Excel! Haha!
Desculpa a brincadeira mas eu não consegui me segurar!
Mas deixa eu te explicar que a minha brincadeira tem um fundo de verdade…
O Microsoft Excel é incrível, pois qualquer um pode brincar com os dados e obter informações relevantes!
Ele não é travado como os softwares que estão no mercado, que exigem conhecimento em programação e grandes equipes para, por exemplo, a implementação de qualquer mudança como um simples relatório novo.
Porém no Excel, um toque na tecla F11 cria um gráfico instantâneo. E se os dados estão crus, um SOMASES ou uma tabela dinâmica resolvem o problema em instantes na mão de um profissional do Excel.
Eu não posso prever o futuro – ainda, confesso que estou tentando fazer isso com os números da megasena há alguns anos – mas uma análise fria me leva a acreditar fielmente no que os especialistas estão dizendo.
Se tem uma empresa capaz de criar o software de BI que vai dominar o mundo, essa empresa é a Microsoft, afinal ela já tem os cabos!
Quase todos os dados do mundo estão em uma planilha de Excel, e querendo ou não, essa é a maneira mais fácil e mais utilizada de inserção de dados nos poderosos bancos de dados dos sistemas de BI.
Além disso desde 2016 a Microsoft já incluiu no Excel ferramentas de BI excepcionais como o Power Pivot, Power Query, Power View e Power Maps.
E por mais que você esteja tentado a pular o Excel e tentar utilizar essas ferramentas que darão a tônica do mercado num futuro próximo. Preciso te informar. O Excel é a porta de entrada para todas elas.
Somente um bom profissional em Excel poderá operar os sistemas que serão o futuro do mercado.
E é por isso que nós da Academia Excel promovemos, de tempos em tempos, um evento chamado Semana do Excel.
Onde compartilhamos com você todo o nosso conhecimento em Excel de maneira totalmente gratuita!
Sem contar que te mostraremos exatamente qual o caminho a percorrer para dominar as ferramentas mais importantes que te tornarão o destaque da sua empresa graças ao seu conhecimento em Excel.
O tema da próxima Semana o Excel será “Como dobrar o seu salário em 1 ano graças ao seu conhecimento em Excel”
Logo abaixo vou deixar o link pra você se cadastrar nesse evento!
[ Semana do Excel ]
Não perca essa oportunidade e vamos em frente!
Abraço!
Joni Bernardes
Opa,
o que você achou dessa aula? Conta pra mim 👇